Assistência Social

Atendimentos

Serviços, Programas e Projetos de Assistência Social

O CAMP SBC tem atuação pautada na Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, art. 3º, como organização da Assistência Social, desenvolvendo ações de Proteção Social Básica, no âmbito de atendimento, conforme dispõe a lei 12.345/11 art. 2º, inciso I, alíneas “a”, “b”, “c”; atuando na modalidade atendimento de acordo com art. 3º, parágrafo 1º da mesma lei.

A ONG, tradicionalmente conhecida no município como entidade de inclusão e inserção no mercado de trabalho, tem também suas atividades respaldadas na resolução CNAS nº 33/2011 em especial no entendimento de que a integração ao mundo do trabalho não é responsabilidade exclusiva da assistência social, mas resultado de ação intersetorial de diversas políticas públicas, e que o trabalho sem proteção social é uma violação de direitos.

A entidade tem como objetivo realizar ações socioassistenciais, de natureza socioeducativa, com caráter preventivo, visando contribuir para a proteção integral, desenvolvimento e socialização para que não continue na condição de vulnerabilidade, risco e exclusão social, através de atividades facilitadoras ao exercício da cidadania, ampliação do universo cultural e vivência grupal, entendendo e respeitando o adolescente como pessoa em desenvolvimento.

serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Territórios Atendidos
  • Santa Cruz (Pós-Balsa)
  • Vila Moraes (Acampamento dos Engenheiros)
  • Parque Imigrantes

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

No CAMP SBC, as oficinas realizadas dentro do SCFV buscam criar situações desafiadoras, que estimulem os participantes à reconstruírem suas histórias individuais e coletivas e desenvolverem o sentimento de pertença, além de fortalecer os vínculos familiares e incentivar a socialização e convivência comunitária.

O SCFV é dividido por faixas etárias, em que cada uma trabalha objetivos diferentes com os participantes. O CAMP SBC desenvolve atendimentos específicos para cada uma delas, sendo eles:

De 10 a 15 anos

Nessa faixa etária, o Serviço tem como objetivo o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partis dos interesses e potencialidades dessa faixa.
Os encontros devem contemplar experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, integração, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

De 15 a 17 anos

Trabalha o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho, abordando questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem.
As atividades também devem desenvolver habilidades gerais, como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de moda a orientar na escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte - cultura e esporte - lazer.

60 anos ou mais

Focado em atendimentos que desenvolvam o envelhecimento saudável. Devem incluir vivências que valorizem suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, através de experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

No CAMP SBC, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é trabalhado dentro de três divisões, sendo elas:

SCFV nos territórios

SCFV nos territórios

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também realiza atendimentos nas áreas de maior vulnerabilidade da cidade. O CAMP SBC atende crianças de 10 a 15 anos nos bairros Santa Cruz (Pós Balsa), Parque Imigrante e Acampamento dos Engenheiros.

FBT - Formação Básica para o Trabalho

FBT - Formação Básica para o Trabalho

A Formação Básica para o Trabalho é voltada para jovens de 15 a 17 anos e o objetivo é formar a base necessária para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho, através de oficinas de comunicação oral e escrita, inclusão digital, dentre outros.

ART&CIA

ART&CIA

O ART & CIA oferece oficinas de arte, cultura, esporte e lazer para todas as idades a fim de promover o desenvolvimento cultural e social. Entre os temas trabalhados, estão: dança de salão e do ventre, capoeira e judô e também oficina de boneca de pano.