FBT – Formação Básica para o Trabalho

O Programa

O Programa de Formação Básica para o Trabalho faz parte do atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecido pelo CAMP aos jovens de 15 a 17 anos e visa a formação e integração social, preparando-os para o mundo do trabalho através de oficinas de marketing pessoal e profissional, ética e cidadania, higiene, saúde e responsabilidade social, arte e cultura, esporte e lazer, comunicação na prática, comunicação oral e escrita, redação, raciocínio lógico matemático, inclusão digital e rotinas administrativas.

Após o período de formação básica, os jovens são encaminhados para entrevistas nas empresas parceiras do CAMP para se tornarem aprendizes, de acordo com a Lei da Aprendizagem 10.097/2000.

Posso me inscrever no FBT?

Para se inscrever, o jovem deve ter de 15 a 17 anos, estar regularmente matriculado na rede pública de ensino e estar, no mínimo, na 8ª série / 9º ano do ensino fundamental.

Como faço e o que é preciso para a inscrição?

Os adolescentes / jovens interessados devem retirar a ficha de inscrição no CAMP SBC ou imprimir do site e apresentar posteriormente devidamente preenchida, portando a documentação descrita na própria ficha.
O departamento social avaliará todas as fichas e, sempre que houver vagas, irá convocar os selecionados para realizarem a matrícula.

Ficha de Inscrição

Imprima esta ficha e entregue preenchida na inscrição, junto com os documentos solicitados na mesma!

Cópias simples legíveis, documentos do candidato:

  • RG / CPF / carteira profissional (páginas da foto e da qualificação civil);
  • Comprovante de endereço com CEP atual (conta de luz ou telefone), comprovante de aluguel (recibo ou contrato);
  • Declaração escolar original (atual) ou caso tenha concluído o ensino médio cópia simples do histórico escolar,
  • Certificado de alistamento militar, candidatos maiores de 18 anos do sexo masculino.

Cópias simples legíveis de todos que moram na casa:

  • Trazer xerox do CPF de todos, para os menores de idade xérox do RG ou certidão de nascimento;
  • Declaração completa de imposto de renda para quem é declarante;
  • Comprovantes de renda: holerite das pessoas que trabalham registrados ou declaração de próprio punho das pessoas que trabalham como autônomos ou por conta própria. (informar profissão e média salarial);
  • Para quem recebe benefícios como: pensões, aposentadoria ou outros, trazer comprovante contendo o valor do mês atual.
  • Laudo médico, no caso de pessoas com algum tipo de deficiência;
  • Pais separados: comprovante de separação ou divórcio;
  • Para os candidatos menores que não moram com os pais, apresentar o termo de guarda do responsável.
  1. No ato da inscrição apresentar a carteira de trabalho original de todos que residem na casa.
  2. No caso da falta de algum documento, não poderemos concluir a inscrição.
  3. De acordo com os critérios do CAMP SBC poderá ser realizado visita domiciliar para verificar as informações.

Durante o programa, os jovens participam de diversas atividades que visam promover a integração social, empreendedorismo, saúde e auto conhecimento, sendo elas:

Empreendedorismo

Empreendedorismo

Atividade semestral que promove o desenvolvimento das habilidades empreendedoras através de um trabalho escrito, uma apresentação da teoria, uma apresentação cultural e desenvolvimento de um produto / serviço que resolva um problema identificado pela turma. Cada edição propõe um tema que esteja relacionado com acontecimentos da atualidade ou elementos culturais. Na última edição o tema foi Olimpíadas no Brasil.

Projeto RUMO

Projeto RUMO

Projeto trazido pelos rotarianos, que visa orientar os jovens quanto a sua escolha profissional, trazendo palestras de diversos temas, ministradas por profissionais de diferentes áreas, onde os jovens podem interagir e tirar dúvidas. Também há espaço para as universidades apresentarem seus cursos, tirarem dúvidas e distribuírem brindes. No final, são sorteadas bicicletas aos participantes.

Viva Bem - Semana da Saúde

Viva Bem - Semana da Saúde

Uma semana inteira com atividades voltadas à saúde e o bem estar. As palestras abordam temas transversais relacionados à drogas, hábitos alimentares, sexualidade, contracepção e vacinação. O jovens participam de quizzes, gincanas e jogos interclasses. As turmas que mais se destacam recebem prêmios como passeios ao cinema ou ao aquário de Santos.

Passeios

Passeios

Uma forma de integrar os jovens e faze-los interagirem com o ambiente externo são os passeios culturais. Utilizados, também, como forma de incentivo, os passeios permitem que os jovens conheçam novos lugares e aprendam algo novo. Alguns lugares já visitados foram o Aquário de Santos e Camping Aruanã.

“Sempre foi um sonho meu entrar no CAMP, porque o CAMP acabou trazendo muitos conhecimentos, muitas oportunidades para mim. As matérias que vemos, as coisas que aprendemos, isso vai estar auxiliando a gente lá fora. Não só no mercado de trabalho, mas na nossa vida com a família e no nosso convívio com os amigos. Então é uma coisa que vou levar para o resto da vida!”

Willian Mattesco – Jovem do FBT

Também faz parte do programa: