Programa de Aprendizagem – PA

O PROGRAMA

 

Programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação do CAMP SBC. A aprendizagem estabelecida pela lei 10.097/2000 estabelece que as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratarem jovens entre 14 e 24 anos. Através de um contrato especial de trabalho por no máximo dois anos, os jovens na qualidade de aprendizes exercem atividades de acordo com o Código Brasileiro de ocupações – CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Para tornar-se um aprendiz, o jovem deve estar regularmente matriculado em unidade escolar da rede pública de ensino, frequentando a partir do 9ª ano do ensino fundamental ou concluído o ensino médio e preferencialmente tenha concluído o curso de Programa de Integração do Mundo do Trabalho, oferecido gratuitamente pelo CAMP SBC.

Fase teórica

Ministrada nas dependências do CAMP SBC, proporciona novos conhecimentos aos aprendizes, levando-os a teorizar a prática por meio das aulas de juventude e mundo do trabalho, tecnologia da informação, cidadania, saúde, valores humanos, meio ambiente e comunicação.

Fase Prática

Ministrada em uma das mais de 200 empresas parceiras, propicia o conhecimento técnico específico da área de contratação. É nessa fase que os aprendizes colocam em prática tudo que aprendem no CAMP SBC e também adquirem novos conhecimentos específicos de cada empresa e setor.

Como ser um aprendiz?

1. Jovens de 15 a 17 anos devem se inscrever para o Programa de Integração ao Mundo do Trabalho e participarem das oficinas. Quando estiverem preparados, serão encaminhados para as entrevistas nas empresas parceiras (inscrições suspensas).

2. Jovens acima dos 18 anos, devem se inscrever e aguardar o encaminhamento para as entrevistas (inscrições online abertas no menu “Inscreva-se”).