Empresa

Áreas da Aprendizagem {Administrativo / Varejo / Alimentador de Produção

Para possibilitar o aproveitamento adequado do Programa Aprendiz, o CAMP SBC oferece cursos para o Programa de Aprendizagem em diversas áreas de atuação.

 

São mais de 350 especialidades de cursos validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por atenderem aos requisitos do Programa Aprendiz. Todos são compostos por conteúdos que abordam questões comportamentais como ética, política e cidadania. O Programa de Aprendizagem é o início de uma vida profissional que, de acordo com o envolvimento e interesse do jovem, pode evoluir amplamente, e assim o Aprendiz pode então ser inserido no segmento que se especializa viabilizando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Administrativo

Planejar, organizar e controlar as atividades de uma empresa com visão estratégica, inovação e novos métodos de trabalho é o grande desafio proposto para os profissionais de Administração.
Com um mercado de ampla oportunidade, a atuação nessa área está presente em praticamente todos os segmentos de negócio.

 

Utilizando as diversas frentes de atuação na área de administração, construiu o programa de aprendizagem abrangendo conteúdos que contemplam diferentes aspectos do negócio. Os assuntos abordados, além de introduzirem o jovem Aprendiz em uma formação profissional, permitem que ele possa vivenciar a carreira administrativa.

 

Nesta especialidade, o Aprendiz recebe em sua formação teórica noções de introdução à administração, comunicação, segurança da informação, marketing pessoal e legislação.

 

O programa aborda temas específicos como:

Varejo

A alta concentração de empresas na área de varejo faz desse campo de atuação um segmento de grandes oportunidades.

 

Conhecer as tendências de mercado e buscar continuamente a satisfação do cliente são as principais metas dos profissionais de varejo e para isso, as diferentes técnicas e estratégias de vendas são diferenciais no mercado.

 

Alimentador de Produção

O programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem, que tem como objetivo capacitar tecnicamente os jovens para o mercado de trabalho, através de parceria com empresas de grande e médio porte. O CAMP SBC incentiva o jovem a ter contato com o seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, além de ser necessário prosseguir com os estudos.

 

Dessa forma, é possível inserir jovens no mercado de trabalho com idade inferior a 18 anos, contribuindo para a capacitação profissional do jovem e auxiliando em seu desenvolvimento profissional por meio de aulas teóricas e práticas às atividades desenvolvidas na empresa.

 

Para fazer parte do programa, é preciso cumprir alguns critérios, seja a empresa ou o próprio aprendiz.

 

APRENDIZ

 

Quem pode ser um Jovem Aprendiz?
Um Jovem Aprendiz pode ser qualquer jovem entre 14 e 24 anos, ser matriculado e ter frequência escolar (caso ainda não tenha concluído o ensino médio), e estar vinculado no programa de aprendizagem. A seleção do jovem é realizada pela empresa contratante conforme procedimento próprio.

 

Quanto tempo posso trabalhar por dia, sendo um jovem aprendiz?
A Lei da Aprendizagem determina que o jovem não pode ter a jornada de trabalho superior a 6 horas diárias, que equivale a 30 horas semanais, incluídas as horas para aulas teóricas. Caso o estudante já tenha concluído o ensino fundamental, é possível estender para 8 horas diárias, desde que estejam incluídas as horas para a aprendizagem teórica.

 

EMPRESA

 

Como devo proceder com o contrato de um jovem aprendiz?
O contrato de um Jovem Aprendiz deve seguir algumas regras e garantir ao jovem a assinatura em sua carteira de trabalho, bem como o pagamento da Previdência Social, além de garantir ao jovem uma formação profissional que contribua com seu crescimento e educação, visto que o jovem deve se comprometer a executar as atividades atribuídas a ele, como estudos e atividades na empresa.

Benefícios para a empresa

1. Diferencial no mercado

 

As organizações que decidem por contratar jovens aprendizes já demonstram uma preocupação com o futuro da mão de obra e qualificação para a melhora do mercado no país e a empresa deixa de ser vista apenas como uma instituição que visa o lucro, mas também como um local que se preocupa com o futuro dos jovens. Essa imagem ajuda, por exemplo, na hora de fazer recrutamentos de talentos e também para atrair clientes.

 

2. Estratégias empresariais

 

Normalmente, os aprendizes são indivíduos com pouca ou nenhuma experiência de trabalho. Sendo assim, a empresa que decide por contratá-los terá uma oportunidade única: a de treiná-los de acordo com os objetivos corporativos e com maior produtividade para a equipe, já que a empresa consegue obter maior padronização das atividades.

 

3. Criatividade e inovação

 

Quando a empresa insere o Programa Aprendiz, o jovem tem a consciência de que participou de um processo que envolveu outros candidatos e de que se ele foi escolhido é porque a empresa acredita que ele pode dar um retorno positivo para ela. É como uma troca, o negócio provê instrução, enquanto o jovem é a fonte de novas ideias.

 

4. Incentivos fiscais

 

Uma das maiores vantagens de adotar o programa aprendiz para a sua empresa é a obtenção de incentivos fiscais por parte dos órgão públicos. Ou seja, os pequenos negócios também são beneficiados pela inserção no programa com o pagamento de menos impostos.

 

5. Responsabilidade social

 

A responsabilidade social com o ambiente em que a empresa está inserida é outro ponto positivo. A contratação do jovem ajuda a oferecer a eles um futuro mais promissor e ajuda na sua formação deles com o estudo quanto no desenvolvimento profissional.

 

Aliás, vale destacar que os negócios que decidem por essa contratação contribuem também para a renda das famílias desses jovens, o que reflete em maior justiça social.