Hoje, dia 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro. A data é uma homenagem ao dia em que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, no ano de 1810. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas, medalhas, entre outros. 📖

A leitura é extremamente importante e, segundo estudiosos, as pessoas geralmente leem por três motivos: para se informar, estudar e por prazer.

Sabemos a importância da leitura e, por isso, convidamos os instrutores do CAMP SBC para indicarem livros que eles gostam e que são de autores nacionais.

Confira as indicações:

 

Indicação da instrutora Graziely

(Foto: Divulgação)

“Indico o livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. 

Mulher, negra e mãe de três filhos, sobrevivia como catadora de papel. Apesar do pouco acesso aos estudos, usava os cadernos encontrados para escrever sobre sua dura realidade perpassada pela fome, miséria e preconceito. Os relatos de Carolina denunciam ainda hoje as atrocidades pelas quais as pessoas menos privilegiadas passam. Precisamos refletir a respeito disso para agirmos melhor como sociedade a fim de evitar que Quarto de Despejo continue atual”.

 

Indicação da instrutora Emanuela

(Foto: Divulgação)

“Gostaria de compartilhar com vocês o livro de Clarice Lispector, famosa escritora naturalizada brasileira, intitulado “A Paixão Segundo G.H.”. 

Neste livro, Clarice traduz de uma forma única os sentimentos e sensações, provocando reflexões intensas, nos tirando da zona de conforto, apresentando inúmeras possibilidades para situações antes vistas de uma ótica mais simplória. Aproveitem, boa leitura!”. 

“Só posso alcançar a despersonalidade da mudez se eu antes tiver construído toda uma voz” (Clarice Lispector)

 

Indicação do instrutor Robson

(Foto: Divulgação)

“Como sugestão de uma boa leitura indico o livro: “Por que fazemos o que fazemos?” do escritor, professor e filósofo Mário Sérgio Cortella.

Neste livro, Cortella aborda temas como: o propósito de nosso trabalho e da própria vida.

Usando como alicerce os pensamentos de grandes escritores e filósofos, ele nos faz refletir sobre nossos objetivos profissionais e pessoais sobre resiliência e, que para alcançarmos nossos objetivos, há e sempre haverá obstáculos a serem contornados. 

Embora a parte financeira seja importante, quando não encontramos prazer no que fazemos, nosso trabalho não terá sentido, logo seremos infelizes”

“A felicidade é o fim que a natureza humana visa. E, a felicidade é uma atividade, pois não está acessível àqueles que passam sua vida adormecidos.” (Aristóteles)

 

Indicação do instrutor Daniel

(Foto: Divulgação)

“Indico o livro Páginas sem Glória, do autor Sérgio Sant’anna, da editora Companhia das Letras.

São histórias instigantes que fazem o leitor refletir sobre os dilemas humanos e sobre seu estar cotidiano em que o sonho de glória se esfacela.

 

Indicação do instrutor Edson 

(Foto: Divulgação)

“Neste Dia Nacional do Livro, indico a leitura do exemplar “Tecnologia da Informação aplicada à Logística” de autoria do Eduardo Banzato

Com essa leitura, vocês que possuem interesse na área de logística irão desfrutar de conhecimento de tecnologia da informação (TI), voltado para sistemas de planejamento e controle.

Você já pensou em seguir uma carreira na área Logística? 

Esse caminho profissional tem sido cada vez mais escolhido por pessoas que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho e com bastante oportunidades de crescimento.

Mas o que é logística?

É o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como serviços e informações associadas, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

Manter-se atualizado em termos de tecnologia da informação (TI) é um dos supremos desafios da logística. Hoje, as várias mudanças de “hardware & software” como a aplicação do “WMS” (Sistema de Gerenciamento de Armazém) se faz necessário estar bem informado, sendo assim deixo a sugestão da leitura desse livro”.

 

 

Aproveite a dica dos instrutores e escolha um dos livros citados acima para ler no feriado. Depois conte para gente o que achou.

 

Desejamos uma boa leitura! 😉

 

Dicas

dia nacional do livrodica de livroslivros

Comments are disabled.