Estamos habituados a lembrar dos temas de campanhas voltados à conscientização de diversos meses com campanhas muito importantes, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros. Essas campanhas geram discussões proveitosas e combatem os estigmas e inspiram a sociedade sobre questões necessárias para a saúde em geral.

Mas você sabia que em janeiro também lidamos com um tema de conscientização muito importante? 

O Janeiro Branco é um mês especial para tratar de assuntos sobre a Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. A campanha é realizada desde 2014. O mês de janeiro foi escolhido porque geralmente é nessa época do ano em que as pessoas estão mais sujeitas a reflexões sobre suas vidas e relações sociais. O branco é utilizado para fazer referências a uma página em branco, simbolizando um recomeço.

Aproveitando esta data, o CAMP SBC decidiu trazer para você 5 dicas para melhorar os seus hábitos, ficar sempre atento a sua saúde mental, saber o momento de procurar ajuda e se manter saudável. 

O exercício físico é muito indicado para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais saudável, em todos os aspectos. Principalmente na linha de cuidados com a saúde mental, é indicado para pessoas que estão lidando com quadros de ansiedade, depressão, entre outras condições clínicas. Mas saiba que não é necessário esperar que esses problemas surjam para começar a se exercitar. Corpo são, mente sã! 

A alimentação é outro pilar importante dentro dos hábitos de uma boa saúde mental, visto que muitos alimentos podem interferir na disposição do dia a dia, gerando impactos positivos ou negativos. Comidas gordurosas, por exemplo, agem com um efeito de procrastinação, oferecem um prazer momentâneo que logo depois é substituído pela necessidade de mais, promovendo um ciclo vicioso e nada saudável. Já alimentos com valor nutricional podem oferecer mais disposição e bem-estar para as atividades da rotina.   

O autoconhecimento é um fator muito importante para lidarmos com os nossos conflitos internos e externos. Para isso, uma avaliação de um profissional pode auxiliar nesse processo e também indicar se existe a necessidade de algum tratamento específico, caso existam sintomas frequentes e incômodos ligados à saúde mental. 

A terapia é um ótimo meio de entender as suas emoções e comportamentos, ela oferece um caminho para uma vida mais leve e equilibrada.

O sono é o que repõe as nossas energias para que o dia seja produtivo. Ele fortalece o sistema imunológico e regula a nossa sensação de bem-estar que é o que chamamos de humor. Por isso, é muito importante estipular um horário adequado e regularizar as noites de sono para manter uma mente saudável.

Instigar a criatividade e atividades que melhorem a autoestima também colabora para uma mente tranquila. Um hobby ou uma atividade que inspire faz com que o nosso cérebro libere endorfina que provoca aquela sensação de prazer ou felicidade. 

Agora conta pra gente o que você achou das nossas dicas. Você se interessou pelo assunto? Está preparado para mudar os seus hábitos?

No site www.janeirobranco.com.br você encontra  mais informações sobre a campanha. 

 Vamos aproveitar essa corrente do bem e refletir sobre o assunto compartilhando com mais pessoas 🙂 

Quem cuida da mente, cuida da vida!

 

Notícias

Comments are disabled.