Em uma ação conjunta o ROTARY CLUB SBC X CAMP SBC X UNIFESP e o PARQUE ECOLOGICO IMIGRANTES iniciam o projeto de instalação do Meliponário; que trata da inserção – em um movimento internacional – de repovoamento de abelhas respeitando as populações locais, além de prestar importante serviço ambiental.
O projeto prevê que, além dos benefícios à comunidade local servirá como laboratório de pesquisa e ensino para a Universidade e escolas.
Os espaços onde serão instaladas as caixas ecológicas para o desenvolvimento das colmeias servirão como salas de aulas – ao ar livre – para crianças de escolas públicas e privadas aprenderem a importância da preservação das abelhas para a existência da vida no planeta.
A ideia central do projeto é que a comunidade local passe por um programa de capacitação sobre instalação e manutenção, povoamento e extração do mel. Aos poucos, o objetivo é que o projeto – previsto para dez meses – se torne fonte de geração de renda complementar. A ideia é que as abelhas nativas produzam mel em pouca quantidade, mas mais saboroso e de melhor qualidade, com maior valor nutritivo e utilizado na alta gastronomia.
A meta é distribuir caixas para colmeias, cedidas pela Unifesp Diadema, por meio de um subsídio distrital do ROTARY SBC – com as populações de abelhas sem ferrão, para serem instaladas em locais estratégicos na divisa do PARQUE ECOLOGICO IMIGRANTES, e de fácil acesso à população.
A ideia é tornar a ação em uma ferramenta de conscientização sobre a importância de preservação do bioma local e das populações de abelhas nativas e da polinização da cadeia alimentar.
Participam também do projeto, na equipe técnica de Meliponicultura da Unifesp – Diadema, as professoras Michele Manfrini Morais Vatimo, Laís Calpacci Araújo, Fabiana Casarin e contam com o apoio do ROTARY CLUB SBC e do CAMP SBC.
.
.

Acontece no CAMPNotícias

Comments are disabled.