Estavam com saudade da série Profissas? Pois agora voltamos com muitas informações e curiosidades para vocês se inspirarem e estudarem o mercado de trabalho, esperamos que esse post possa te ajudar a encontrar a sua verdadeira vocação.
Todo mês, teremos uma profissão nova e você também pode nos ajudar a escolher qual você quer ter mais informações, basta sugerir pelas nossas redes sociais.
O profissional da vez é o publicitário!
O que ele faz? O que estuda? Qual a sua melhor colocação no mercado de trabalho?
Essas e muitas outras dúvidas serão respondidas neste post! Aproveite e, se tiver muito interesse na área, também faça suas pesquisas 🙂
Mas afinal, o que faz um publicitário?
Um profissional atuante na área de publicidade deve buscar formas de divulgar produtos de uma determinada marca, colaborando para sua consolidação e divulgação e imagem. Segundo o Guia do Estudante, o publicitário utiliza estratégias com campanhas envolventes para determinado público-alvo, selecionando o canal de comunicação mais adequado, como tv, sites na internet, redes sociais, entre outros, para circular suas campanhas e propagandas.
Também é seu papel também produzir peças, materiais gráficos e impressos, como logotipo, manual de marca e todos os materiais que fazem parte da interação e construção de marca com o público-alvo do cliente.
Outras atribuições desta profissão também exige práticas e técnicas vinculadas ao marketing, principalmente o digital, e conhecimentos sobre concorrência e tendências dos consumidores, sempre acompanhando as mudanças tecnológicas para atender as necessidades das marcas.
O curso de Publicidade e Propaganda
Agora que sabemos o que esse profissional faz, vamos conhecer o curso de Publicidade e Propaganda e seus principais estudos para se tornar um profissional na área.
Segundo o site Infoescola, desde 1965 a profissão é regulamentada e com obrigatoriedade de um diploma, sendo uma graduação qualificada, nível técnico ou superior. Em geral, a graduação tem o período de 4 anos e o técnico pode chegar a 2 anos.
As matérias exploram as aquisições de um publicitário com estudos aprofundados na área como: Teorias da Comunicação, Marketing, Criação Publicitária, Pesquisa de Mercado, Editorial, Designer Gráfico, Audiovisual, Vendas, entre outras matérias envolvendo conhecimentos estratégicos de publicidade.
Mercado de trabalho e salário
Além da graduação e estudos em um curso qualificado, é muito importante que o profissional saiba preparar a sua carreira para se colocar no mercado de trabalho. Ter um currículo criativo e um portfólio atualizado é um dos ingredientes para conseguir concorrer a bons cargos nessa área. O perfil de um publicitário é geralmente muito comunicativo, criativo, observador e interessado, mas vale lembrar que cada um pode ter o seu perfil e ainda se encaixar na profissão 🙂
Um publicitário pode trabalhar em agências de marketing, campanhas políticas, departamentos de comunicação em organizações e instituições, entre outras áreas.
De acordo com o site de empregos Catho, o salário de um publicitário no início de sua carreira pode chegar em média até R $1.375,22. Se sua experiência é maior com mais tempo no mercado de trabalho, a média salarial registra o valor entre R $4.000 a R $8.000. Apesar das médias, a remuneração desta profissão varia de acordo com o cargo do profissional ou ramo de atuação da organização.
E aí,conseguiu tirar todas as dúvidas sobre essa área tão incrível? Claro que você pode pesquisar um pouco mais e ver se essa é a sua vocação ou de algum amigo.
Gostou do post? Acompanhe nossas redes e canais de comunicação, sempre produzimos conteúdos que possam te ajudar e agregar novos conhecimentos!